Como ser proativo em 10 passos
Requisito fundamental para quem quer ser notado, admirado e conseguir uma carreira de sucesso dentro de uma empresa, a proatividade tem sido cada vez mais requisitada entre os recrutadores e gestores. Mas, afinal, o que é ser proativo? Segundo o dicionário, proativo é um adjetivo de quem Pensa e age antecipadamente; que, por antecipação, adota medidas para evitar ou resolver problemas futuros.
Apesar disso, proatividade não deve ser confundido com iniciativa. Segundo Leila Navarro, palestrante motivacional e comportamental, empresária e presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano, em seu livro O que a universidade não ensina e o mercado de trabalho exige , ser proativo significa que a pessoa tem senso de prontidão.
Antes de participar de uma reunião, ela prevê os questionamentos que as pessoas poderão fazer e levanta as informações necessárias para respondê-los. Antes que o cliente ligue para reclamar que uma entrega está atrasada, ela o contata e renegocia o prazo. Antes que a chefia lhe pergunte sobre o andamento de um projeto, ela produz um relatório para colocá-la a par da situação, explica a autora.
Portanto, ser proativo vai muito além de ter iniciativa. Para Thomas S. Bateman e J. Michael Crant, no livro The proactive componente of organizational behavior , o proativo cria mudanças, além de antecipá-las. Ainda segundo os autores, o proativo tem a capacidade de influenciar seu ambiente de trabalho e também é flexível, a ponto de ser capaz de se adaptar a qualquer mudança.
Pessoas proativas identificam as oportunidades e agem sobre elas; mostram iniciativa; agem e perseveram até conseguirem mudanças siginificativas. Em contraste, pessoas que não têm essa personalidade, exibem os padrões opostos: não conseguem identificar ou aproveitar as oportunidades de mudar as coisas.
Prontidão, antecipação, perspicácia, senso de urgência, iniciativa, agilidade, responsabilidade e consistência estão implícitos no conceito de proatividade.
Falta falar de mais um: Comprometimento. Pois uma pessoa que tem todas essas características só pode mesmo ser profundamente comprometida com o que faz e com a empresa que trabalha, não é?, complementa Leila Navarro.
Se você acha que não é uma pessoa proativa, mas deseja adquirir este perfil, preste atenção nas 10 dicas a seguir:
- Olhe suas responsabilidades e pergunte a si mesmo: Quais tarefas são regulares? Quais vêm em grande quantidade? Quais precisam de atenção assim que chegam?
- Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência. Crie um plano (ou rotina) para realizar a tarefa; distribua as atribuições, recrutando e instruindo outras pessoas para tarefas grandes ou urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar o projeto.
- Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.
- Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los no projeto.
- Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.
- Saiba definir o que é prioritário.
- Elimine o que for desnecessário. Algumas coisas não precisam ser feitas ou não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e não desperdice seu tempo em coisas que não são necessárias.
- Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento.
- Tente antecipar as necessidades e o que você vai precisar saber realizando um planejamento do projeto.
- Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação, observe e absorva tudo o que acontece a sua volta, ao conversar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto dentro do ambiente de trabalho, ainda pode trazer benefícios na vida pessoal. O proativo toma responsabilidade pela sua vida e toma decisões baseando-se nos seus valores, desligando-se dos valores do ambiente a sua volta e da forma como foi criado.
Conteúdo extraído do site: TCNOSPEED
Nenhum comentário:
Postar um comentário